Sobre a EdUFSC

A Editora da UFSC (EdUFSC) foi instituída pela Resolução nº 005/GR/80, de 30/10/1980, em que se destacam: o Conselho Editorial (CE); as Comissões Editoriais; e a Editora da UFSC. Somente em 12 de dezembro de 1980, com a Portaria 0533/GR/1980, a Editora é efetivamente criada e regulamentada. Conforme registros em alguns documentos entende-se que o seu “aniversário” é em 30 de outubro, ou seja, a data de sua instituição por Resolução.

O primeiro Diretor Executivo da EdUFSC foi o professor João Nilo Linhares, conforme Portaria de Designação 0083/GR/81, de 06/03/1981, com gestão no período compreendido entre março de 1981 e dezembro de 1982.

A composição do primeiro Conselho Editorial contava com os seguintes professores: Silvio Coelho dos Santos – Presidente; Carlos Humberto P. Corrêa; José Edú Rosa; Paulo Henrique Blasi; Rosa Weingold Konder; Walter Celso de Lima; e João Nilo Linhares – Diretor Executivo da Editora da UFSC.

Nessas quatro décadas de existência, a EdUFSC trilhou caminhos para disponibilizar ao seu leitor obras com excelência e, principalmente, para zelar seu selo editorial. A EdUFSC consolidou-se no mercado editorial brasileiro, sendo reconhecida e já homenageada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), com o Certificado de Menção Honrosa, sendo uma das editoras fundadoras da ABEU. Ao longo desses anos, a editora passou por diversas mudanças, adaptando-se às demandas da época, às exigências do mercado editorial e, neste ano, mais do que nunca, vêm se reinventando para superar os problemas diante da pandemia mundial do COVID-19. 

Em sua trajetória, a EdUFSC está na sétima gestão. Em termos organizacionais a editora é constituída por uma Direção Executiva (designada pelo Reitor), pelo Conselho Editorial (formado por servidores docentes ou não, das diversas áreas de conhecimento da UFSC) e por servidores técnico-administrativos, bolsistas e estagiários que atuam na Coordenadoria Editorial, na Seção de Vendas e Marketing e na Seção Administrativa e Financeira. A editora vem atualizando seus documentos institucionais, entre eles o Regimento Interno, Planejamento estratégico e sua Política de preços.

Na estrutura universitária, a EdUFSC é órgão suplementar vinculado ao Gabinete da Reitoria e, desde 2016, vem se estruturando como um projeto institucional da UFSC, conquistando seu CNPJ em agosto de 2018 e se organiza para obter a inscrição estadual, ação necessária para a regulamentação fiscal. Portanto, os processos administrativos, orçamentários e financeiros da Editora da UFSC são atendidos pela Direção-Geral do Gabinete da Reitoria. 

No decorrer dos seus 40 anos, a Editora da UFSC publicou 1.180 títulos. A EdUFSC publica, em média, 30 títulos por ano entre coedições, reedições e reimpressões. Seu principal produto é a Coleção Didática, em atenção à sua missão: a de ser uma Editora Universitária que atende a demanda técnico-científica, acadêmica e cultural da UFSC, assim como da comunidade em geral. Além disso, contribui com a disseminação do conhecimento, por meio da publicação de obras com excelência técnica quanto aos aspectos de revisão, editoração e impressão, com preços de capa acessíveis aos estudantes e ao público em geral, cumprindo assim sua função social, enquanto editora de uma universidade pública federal.